99Freelas

10 Dicas de como ter sucesso no 99Freelas

O 99Freelas é um site onde pessoas procuram profissionais para os mais variados tipos de trabalho. A maioria deles trata de serviços digitais como criação de sites, logos, administração de redes sociais etc.

1 – Seja especialista

Talvez isso pareça óbvio, mas como dizia Nelson Rodrigues Só profetas enxergam o óbvio.

É comum um profissional ter conhecimento em diversas áreas. Contudo, a diversidade o torna especialista em todos elas e muitas essas áreas tão diferentes umas das outras que acabam atrapalhando sua inércia mental. Ficou confuso? Eu explico.

Aristóteles dizia: “Você é o que você faz repetidamente”. Quanto mais pratica, mais adquire experiência. Escolha uma área e seja craque nela!

Você sabe WordPress, Magento, Joomla! e OpenCart? Ótimo! Escolha um deles e torne-se um mestre, um guru, uma referência!

2 – Demonstre conhecimento

No início, quando ainda não temos portfólio e nem avaliação, torna-se mais difícil convencer clientes de que você tem capacidade suficiente para entregar o que eles precisam. Nesse caso, crie um projeto de demonstração como portfólio mesmo que isso não seja suficiente.

O 99Freelas, permite que os clientes avaliem o trabalho dos profissionais e essas avaliações garantem uma boa colocação no ranking do site e com isso aumento de credibilidade. Isso é uma grande oportunidade para que você consiga tais avaliações e ganhar conceito. A dica aqui é: no início cobre abaixo do mercado (mas não faça loucuras) até que você consiga ficar bem no ranking e a partir de então você cobrar o preço justo pelo serviço, mas calcado nas avaliações positivas que você já recebeu de seus clientes.

Dessa maneira, além de ter criado uma fidelidade com os clientes antigos que lhe chamarão novamente caso o job tenha sido bom, você terá portfólio e qualificações positivas que aumentarão a confiança dos clientes que procuram profissionais sérios.

3 – Ganhe a confiança do cliente

Por ser um site onde praticamente qualquer pessoa pode se inscrever, a tendência é que o cliente se sinta receoso de fazer negócio com os profissionais ali com medo de levar uma volta.

Faça os Jobs sempre por dentro do 99Freelas, deixe que o cliente se sinta confortável em liberar o pagamento apenas depois do job concluído. Você não tem o que temer! Se você é bom você vai entregar o trabalho, não vai?

Lembre-se: o cliente não está contratando um profissional, ele está contratando um serviço e ele quer apenas o serviço pronto, portanto garanta que o serviço estará pronto sempre dentro do prazo estipulado.

Muitos não concordam em ter que pagar a taxa do 99Freelas, o que é um grande absurdo. Uma pessoa criou um espaço onde você pode conseguir trabalho, portanto nada mais justo que ela receba a parte dela por ter feito essa intermediação. Se você faz um trabalho também não gostaria de receber por isso?

4 – Cumpra os prazos

Como falado anteriormente o cliente, paga por um serviço, logo, ele quer o serviço entregue no prazo e bem feito. Ele não empregou você, portanto tire da sua cabeça a ideia de que você é pago pela “força do seu trabalho”. Você é pago para entregar o que o cliente pediu e 99% do que ele pediu é o mesmo que 0% se ele não gostou do resultado final. Portanto, cumpra os prazos!

5 – Não dê um passo maior que a perna

Cumprir prazos significa estar disponível para o seu cliente. Sei que ficamos muito felizes quando as oportunidades de job aparecem, mas não adianta acumulá-las se você não conseguirá dar conta de todas satisfatoriamente. Tenha em mente que mais vale um trabalho bem feito e entregue no prazo do que diversos mal feito. A propaganda negativa é propagada até 10 vezes mais que a propaganda positiva. Cuidado.

6 – Esteja disponível

É claro que você não é obrigado a ter que responder uma pergunta às 3 da manhã de um feriadão onde você está curtindo uma festa com os seus amigos. Os freelancers também tem direito a folga. Mas esteja sempre disponível, forneça meios onde o cliente possa encontra-lo e responda o mais rápido possível. Isso demonstra interesse e sem dúvida aumentará sua credibilidade com ele.

O ideal é que você tenha um smartphone com seu e-mail profissional configurado, uma conta de WhatsApp e também do Skype. Você responder seu cliente mesmo que esteja no meio de um engarrafamento sem dúvida o deixará mais satisfeito e feliz.

7 – Não faça leilão

No item 3 eu falei a respeito de colocar preços abaixo do valor de mercado no intuito de garantir alguns clientes para aumentar a sua reputação no site. Porém, isso não significa que você deva sair colocando preço abaixo do mercado em todos os projetos que você disputa.

Primeiro, seu trabalho deve ser valorizado e nada mais justo que você negocie um preço que acha justo para a elaboração do job.

Segundo, colocar preços muito abaixo do valor de mercado pode gerar um sentimento de injustiça durante o job, principalmente se ele se tornar mais complicado do que é. Muitas vezes o profissional acaba não prestando o serviço correto porque fica com esse sentimento ruim durante o job.

8 – Não renegocie valores depois do job iniciado

A coisa mais indelicada que pode existir durante um job é um profissional perceber que o trabalho é maior do que ele imaginava e querer renegociar o valor. Jamais faça isso!

O cliente é leigo, não sabe o que precisa ser feito e muito menos quanto trabalho isso leva. Cabe ao profissional fazer todas as perguntas necessárias para elaborar um orçamento e levar esse valor até o final!

Valores só devem ser reajustados se, e somente se o cliente pedir algo durante o projeto que ficou além do que estava acordado anteriormente e nunca porque você “não sabia” que era tão difícil. O máximo que você conseguirá com isso é colocar uma dúvida na cabeça do seu cliente sobre as suas reais competências para a execução do job.

9 – Ofereça garantia

Oferecer garantia é uma forma de deixar o cliente tranquilo de que ele terá alguém para auxiliá-lo em caso de dúvida. Eu geralmente dou de 30 a 60 dias para o meu cliente pois sei que são leigos e por mais que ensinemos como funciona determinada ferramenta, eles não estão acostumados a usá-la e podem ter dúvidas.

10 – Tenha um site com domínio próprio

Isso é a pedra fundamental do se negócio. Tenha um site. Nem precisa se preocupar em ser bem ranqueado no Google num primeiro instante. A razão é muito simples: Como você pode provar que você sabe fazer sites se nem você mesmo tem um?

O seu site próprio é o seu cartão de visitas e o seu portfólio para o cliente. Sem dúvida ele ficará muito mais tranquilo em saber que você foi capaz de pelo menos criar o seu próprio site o que te credita a criar sites para outras pessoas.

O domínio próprio demonstra profissionalismo. O que você pode pensar de um profissional que usa um e-mail do Gmail e um site hospedado na Wix ou no Blogspot? Esses serviços de domínio público diminuem muito a sua credibilidade principalmente pelo fato de que qualquer pessoa pode criar uma conta no Gmail e um blog padrão no blogspot.

Com o domínio próprio você mostra para o cliente que o que você faz de fato é um negócio e não apenas uma aventura das horas vagas.

Conclusão

Mesmo com uma concorrência acirrada é possível ter uma clientela fiel e fazer sucesso no 99Freelas. Depende única e exclusivamente de nós mesmos. Tenha em mente que quando alguém precisa e um serviço no 99Freelas, estão procurando por profissionais que consigam oferecer soluções em tempo rápido.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *